728x90

header ads

OS GRANDES EUROPEUS QUE JÁ CAÍRAM


Reprodução / Site 'Fim de Jogo'

Clube grande não cai? A história mostra que não é bem assim... Vamos mostrar alguns grandes clubes do futebol europeu que já amargaram um rebaixamento.

LIVERPOOL (1892, 1895, 1904, 1941/42 e 1953/54) - Um dos maiores campeões da Champions League, o Liverpool já passou por diversos rebaixamentos. A "boa" informação é que os Reds nunca demoraram mais que duas temporadas para retornar à primeira divisão. Como dizem, "as vezes é preciso cair para aprender a levantar".

ARSENAL (1913) - Poucos sabem deste rebaixamento do Arsenal. A equipe ainda era chamada de 'Woolwich Arsenal'. Foi após este rebaixamento que o time se mudou para o Norte de Londres, onde jogou no estádio Highbury. No mesmo ano, a equipe passou a se chamar Arsenal Football Club. Conseguiu retornar à elite em 1914, por influência do seu presidente na época, Hellis Norris. Ou seja, em uma virada de mesa!

CHELSEA (1923/24, 1973/74 e 1986/87) - O Chelsea não teve vida fácil no século passado. A equipe foi rebaixada três vezes. Na época do 2º rebaixamento, já tinham conquistado uma vez o Campeonato Inglês (1954-55) e uma Copa da Inglaterra (1969-70), mas ainda não eram considerados clube grande. Superaram as quedas, usaram bem o dinheiro e hoje são um dos maiores da Europa.


ROMA (1950/51) - A temporada 1950/51 não foi boa para a Roma. A equipe sofreu com as mudanças de treinador e as sucessivas derrotas os levaram para a Serie B Italiana. O clube foi forte e conseguiu o acesso na temporada seguinte.



BAYERN (1955) - Tudo bem que ainda não era a Bundesliga como conhecemos hoje (ela só começou em 1963), mas o poderoso Bayern foi rebaixado na Oberliga Sul, o antigo Campeonato Alemão. O time bávaro retornou à elite logo na temporada seguinte, sendo campeão da 2ª divisão.

BORUSSIA DORTMUND (1971/72) - Após anos de muito sucesso, o Borussia passou por uma grande crise. O clube foi rebaixado à segunda divisão e só voltou para a elite após cinco temporadas (1976/77). A única coisa boa para os amarelos neste espaço de tempo foi a construção do Westfalenstadium, hoje chamado de Signal Iduna Park.

MANCHESTER UNITED (1973/74) - Não disputar a Champions League na temporada 2014/15 não é a maior crise que os Red Devils já passaram. Em 73/74, o United acabou sendo rebaixado após as saídas de Bobby Charlton e Dennis Law do clube. O curioso do rebaixamento é que ele foi concretizado em um jogo contra o Manchester City, quando Law marcou o gol no triunfo por 1x0, coisas do futebol... No entanto, a equipe logo retornou para a primeira divisão na temporada seguinte.

MILAN (1979/80 e 1981/82) - O Milan teve dois rebaixamentos bem próximos. O primeiro aconteceu após um escândalo de manipulação de resultados. A equipe retornou na temporada seguinte, mas a crise atrapalhou no desempenho em campo e outro rebaixamento aconteceu. O clube rossonero só retornou em 1983/84.

ATLÉTICO DE MADRID (1999/00) - Um dos grandes traumas da história do Atlético de Madrid foi o rebaixamento na temporada 99/00. O principal motivo para essa crise foram os problemas internos e contratações equivocadas feitas pela diretoria. A equipe retornou duas temporadas depois e vem se firmando como a terceira força da Espanha.

NAPOLI (2001) - Talvez seja a maior crise entre todos os clubes que citamos. A ex-equipe de Careca e Maradona chegou a decretar FALÊNCIA e foi salva graças a Aurelio de Laurentiis, atual presidente do clube. A equipe ressurgiu disputando a terceira divisão e hoje é um dos times mais importantes da Itália. É o famoso exemplo do time que "comeu o pão que o diabo amassou".

JUVENTUS (2005/06) - A Velha Senhora foi rebaixada após um escândalo de manipulação de resultados. No entanto, a equipe não se abalou. Conquistou o acesso na temporada seguinte e vem dominando o futebol italiano nas últimas temporadas.



Você lembra de alguma outra grande equipe da Europa que amargou uma temporada na segunda divisão? Qual foi o pior rebaixamento para você?

Texto baseado na pesquisa de Lucas Bastos em texto no antigo site do HTE Sports.

Postar um comentário

0 Comentários